Portal Profundo
"Sua mãe foi transformada em um sapo pelo Rei Malvado e você vai se aventurar através dos amontoados de lixo dele, se livrando da poluição e enfrentando o rei para salvá-la!"
“Portal Profundo” é um jogo digital colaborativo criado por crianças com e sem deficiência, inspirado na obra literária “Mergulho Profundo”, de Adair e Omari Aguiar Neitzel. Mais do que um jogo, trata-se de uma experiência estética e inclusiva que emergiu de oficinas participativas, no contexto do projeto DUAGAMES, no Laboratório de Criatividade e de Desenvolvimento Humano (LCDH) da Universidade do Vale do Itajaí- (Univali). Nesse processo, a leitura literária se transformou em enredo, personagens e cenários criados a partir da escuta sensível, da imaginação e da vivência de cada participante.
Na história do jogo, Kevin, um menino, atravessa um portal misterioso para salvar sua mãe Laura, transformada em “sapa” pelo excêntrico Rei Maluko. Cada fase da aventura simboliza desafios envolvendo temas como sustentabilidade, vínculos afetivos e superação. A jornada de Kevin é também um convite à empatia, à coragem e à valorização do cuidado e relação com o mundo.
O jogo é resultado de um percurso inclusivo e participativo, no qual as experiências singulares de cada criança foram acolhidas como potência criadora. Os personagens, os diálogos e os cenários foram construídos com base na obra literária, histórias reais, desenhos e reflexões compartilhadas. O envolvimento coletivo permitiu a expressão de múltiplas formas de ser, comunicar e imaginar, evidenciando o valor da diversidade na educação e na criação cultural.
Pensado como uma obra aberta e poética, o jogo Portal Profundo propõe mais do que jogabilidade, oferece uma travessia simbólica e sensível. Ao adentrar nessa aventura do “Portal Profundo”, o jogador também é desafiado a refletir sobre suas relações com o outro e o cuidado com o mundo. Um jogo criado com as crianças, voltado a todos que acreditam no poder transformador do jogar, da arte.